O hipotireoidismo engorda porque é um problema que afeta diretamente o metabolismo, processo orgânico responsável pela queima de calorias.
Para quem não sabe, o hipotireoidismo é uma disfunção da tireoide. Quando ocorre, o organismo não produz os hormônios da tireoide em quantidades suficientes e comumente fala-se que o hipotireoidismo engorda, mas vamos entender isso melhor.
O que é a tireoide?
Primeiro, é importante entender que a tireoide é uma glândula em formato de borboleta que fica localizada na parte da frente do pescoço, abaixo da laringe, dá até para apalpá-la, como você pode observar na figura abaixo:
Os hormônios que ela libera são o triiodotironina – T3 e a tiroxina – T4, que ajudam a regular o modo como o corpo usa a energia e atuam controlando diversas funções, como os nossos batimentos cardíacos.
Ou seja, a tireoide atua no nosso metabolismo! No hipotireoidismo acontece uma redução na produção dos seus hormônios, as funções naturais do corpo começam a desacelerar e pode ocorrer ganho de peso se não for tratado. Por isso se diz que o hipotireoidismo engorda.
Hipotireodismo emagrece?
Não, o hipotireoidismo não emagrece, mas o hipertireoidismo sim pode levar à perda de peso.
No hipertireoidismo é o contrário, os hormônios são produzidos em quantidades elevadas, podendo acelerar demais o metabolismo, gerando consequências para a saúde. Mas isso é assunto para outro artigo.
Para você que quer saber mais sobre se hipotireoidismo engorda (e quantos quilos), vem comigo. Mas antes vamos entender as causas e sintomas desse problema de saúde.
Hipotireoidismo: causas e sintomas
A maioria dos casos de hipotireoidismo são causados pela doença de Hashimoto (ou tireoidite).
Trata-se de uma doença autoimune. A imunidade é planejada para proteger nossas células de invasores, como bactérias, vírus e outros microrganismos. No entanto, quando o organismo confunde as células do corpo com células invasoras, desenvolve-se o que chamamos de resposta autoimune.
É o caso da doença de Hashimoto, em que o organismo ataca as células da tireoide, a produção de seus hormônios fica reduzida e instaura-se um quadro de hipotireoidismo.
No entanto, outros fatores podem provocar o problema. Entre as causas do hipotireoidismo estão:
- Tratamento com iodo radioativo;
- Determinados remédios;
- Retirada cirúrgica da glândula tireóide;
- Estresse;
- Infecções;
- Hábito de fumar;
- Envelhecimento.
Os sintomas de hipotireoidismo mais comuns são:
- mãos e pés frios;
- cansaço;
- altos níveis sanguíneos de colesterol;
- dores musculares;
- depressão;
- constipação;
- deficiências cognitivas (como esquecimento, reflexo retardado)
- e o ganho de peso.
Apesar de se saber que o hipotireoidismo engorda em alguns casos, não é possível afirmar quantos quilos uma pessoa que convive com esse problema irá ganhar, pois cada pessoa responde de uma maneira diferente. Em alguns casos, o peso pode até ficar estável. Quanto mais cedo o tratamento inicia-se, mais fácil será controlar o peso.
Como é o tratamento para o hipotireoidismo?
É necessária uma avaliação médica para iniciar o tratamento do hipotireoidismo que consiste na reposição dos hormônios tireoidianos.
No hipotireoidismo a alimentação saudável também pode contribuir com o tratamento, pois nutrientes como o iodo e também o selênio são muito importantes para a saúde dessa glândula.
Aqui no Brasil, em geral, consumimos iodo em quantidades adequadas, pois ele é adicionado ao sal comercializado, mas também podemos encontrar esse mineral nos alimentos de origem marinha como moluscos, mariscos e peixes de água salgada. Já o selênio é encontrado em grandes quantidades na Castanha-do-Pará e castanha de caju.
Algumas substâncias também podem interferir na captação de iodo pela tireoide. Por exemplo, vegetais couve-flor, brócolis, repolho, couve-de-Bruxelas, mostarda, nabo, rabanete, broto de bambu e mandioca apresentam substâncias que podem diminuir a captação de iodo se consumidos em excesso.
Além disso, abaixo trago 3 dicas que podem ajudar qualquer pessoa que convive com o hipotireoidismo a ter uma estilo de vida saudável com mais qualidade de vida.
1. Siga o tratamento
Ainda que se fale que o hipotireoidismo engorda, isso é mais comum nos casos em que não acontece a reposição hormonal e os problemas vão muito além disso. A tireoide é muito importante para a regulação do nosso organismo, por isso aderir ao tratamento também será indispensável para evitar possíveis complicações e ter mais saúde e qualidade de vida.
2. Tenha uma alimentação saudável
Se você convive com o hipotireoidismo e percebeu que ganhou peso, além de aderir ao tratamento medicamentoso, é importante ter uma alimentação saudável. Nada de dietas restritivas e pare de contar calorias. Lembre-se que a longo prazo as dietas podem diminuir ainda mais o metabolismo, que no caso do hipotireoidismo já pode estar reduzido pela diminuição dos hormônios tireoidianos.
Em vez disso, que tal consumir mais comida fresca e caseira? Fazer as compras em feiras ou dar mais atenção à sessão de frutas e vegetais do supermercado pode ajudar nisso. Como sugiro no vídeo abaixo: cozinhe mais! E aprecie os momentos da refeição, comendo com prazer e sem culpa.
3. Pratique exercício físico
Não estou sugerindo isso para você porque o hipotireoidismo engorda e você precisa perder peso. Na verdade, o exercício físico pode contribuir bastante com o bem-estar e a qualidade de vida. Escolher uma atividade sem focar na perda de peso, e sim no prazer que ela proporciona será muito mais benéfico e relaxante.
Precisa de mais orientação no tratamento do hipotireoidismo?
Se você precisa de mais dicas de alimentação para lidar melhor com o hipotireoidismo, tenho uma boa notícia para você.
Minha última dica é você dar uma olhada no meu curso online Efeito Sophie!
Nele, eu não vou falar sobre as últimas dietas da moda, alimentos milagrosos e fórmulas mágicas de emagrecimento – até porque não acredito em nada disso.
Ao invés, eu vou te ajudar a identificar o seu comportamento e relacionamento diante da comida.
A minha missão é te ajudar a fazer as pazes com a comida e corpo, e você possa encarar a alimentação como algo prazeroso, sem estresses e muito menos culpa.
Com algumas dicas práticas, sempre focando na sua saúde e no seu bem-estar, você poderá alcançar o SEU peso saudável, de forma gradual e duradoura. O peso é consequência da sua saúde.
→ Se inscreva e comece hoje mesmo o curso online Efeito Sophie! ←
Vamos juntos nessa?
Se ainda não for o melhor momento de fazer o curso, fica à vontade também para ler o livro O Peso das Dietas, ou mesmo agendar uma consulta se precisa de um acompanhamento mais personalizado
Bon appétit!
Referência
MAHAN, L. Kathleen. Krause Alimentos, nutrição e dietoterapia. Tradução de Verônica Mannarino, Andréa Favano. 14. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018.
Se gostou deste artigo sobre hipotireoidismo engorda, provavelmente vai adorar ler estes posts que separei para você:
32 Comentários. Deixe novo
Descobri que tenho hipotireoidismo a 4 meses e não controlou ainda esta alterado não queria emagrecer e nem engordar
Os sintomas e horrível será q quando regular os sintomas some sem eu emagrecer e nem engordar
Olá Diva!
Obrigada por compartilhar esse comentário conosco.
Realmente, os sintomas são bem desagradáveis. A boa notícia é que tem tratamento e regulando o hormônio é possível viver de forma equilibrada.
Siga acompanhando com o seu médico(a).
Um abraço,
Nathalia – Equipe Sophie
Boa noite!
Tenho hipotireoidismo e tenho muito ganho de peso.
Olá Cátia!
Agradecemos por compartilhar conosco esse comentário. Busque ajuda de um profissional de saúde para que ele te oriente de uma forma mais individualizada, está bem?
Um abraço,
Nathalia – Equipe Sophie
Olá, minha filha tem 14 anos e quando ela tinha 11 anos descobrimos o hipotireoidismo. Ela está tomando o Levoid de 50mg há esse tempo todo, porém já ganhou muito peso, não para de engordar, o médico sempre diz q está tudo normal com a taxa do hormônio. Mas ele só avalia o T4. O que faço?
Olá Vivian!
Compreendemos sua preocupação com sua filha. Se você não está se sentindo confortável com a conduta do médico, talvez seja interessante buscar uma segunda opinião.
Um abraço,
Nathalia – Equipe Sophie
Tenho hipotireoidismo e ao contrario dos outros eu emagreço , pq ? Tenho todos os sintomas da hipo o exame d sangue confirma, porem perdi 5 kilos estou c ansiedade extrema e depressão.Tenho taquicardia e panico, n consigo dormir a noite acordo c coracao acelerado!
Olá Vivi!
Sentimos muito por isso. Busque ajuda médica, está bem?
Melhoras.
Um abraço,
Nathalia – Equipe Sophie
Adorei ,muito explícito e acessível a sua leitura
Olá Alice!
Agradecemos seu comentário e ficamos felizes em saber que você gostou do conteúdo.
Um abraço,
Nathalia – Equipe Sophie