Comer saudável

Benefícios do chá de hortelã: o que realmente funciona?

Os benefícios do chá de hortelã, segundo a ciência, são provenientes de suas propriedades antioxidantes, além de sua capacidade em auxiliar a digestão e o equilíbrio hormonal em mulheres. 

A hortelã é uma planta amplamente cultivada no mundo todo devido ao seu aroma e valor comercial, sendo encontrada em produtos alimentícios, cremes dentais, enxaguatórios bucais e até cosméticos. 

Na medicina popular é utilizada no alívio de dores de estômago, para ajudar na digestão, como calmante, para tratar dores de cabeça, náuseas, resfriado, diarreia, cólicas menstruais, entre outros.

Mas o que a ciência tem mostrado? A hortelã tem sido bastante estudada, por isso separei 3 possíveis benefícios do chá de hortelã que têm sido tema de estudos científicos.

Vem comigo!

3 benefícios do chá de hortelã

1- Tem propriedades antioxidantes

Um estudo publicado na revista Food Chemistry mostrou que o chá de hortelã apresenta uma excelente atividade antioxidante, o que pode ser atribuído aos seus bons teores de compostos fenólicos e flavonoides, compostos bioativos que também apresentam propriedades anti-inflamatórias. 

No entanto, os efeitos disso no corpo humano ainda não estão bem descritos, sendo necessários mais estudos.

2- Pode promover equilíbrio hormonal em mulheres

Este é mais um dos possíveis benefícios do chá de hortelã que vêm sendo estudados. Foram observados efeitos positivos na síndrome dos ovários policísticos e efeitos antiandrogênicos da hortelã. 

Um grupo de pesquisadores avaliou o efeito do chá de hortelã em mulheres com hirsutismo (aumento da quantidade de pelos em locais comuns aos homens, como barba). O estudo foi realizado com 21 voluntárias. Elas receberam uma xícara de chá de hortelã duas vezes ao dia, por 5 dias, na fase folicular dos seus ciclos menstruais.

Após o tratamento, foi verificada uma diminuição significativa de testosterona e aumento do hormônio luteinizante, folículo-estimulante e estradiol, principal hormônio sexual feminino, de modo que os pesquisadores acreditam que a hortelã pode ser uma alternativa no tratamento de casos leves de hirsutismo.

3- Pode ajudar na digestão

Esse é um dos possíveis benefícios do chá de hortelã mais popular. Um estudo piloto conduzido com uma série de ervas mostrou indícios de que o chá de hortelã pode ajudar na indigestão e até mesmo aliviar o desconforto em pessoas que sofrem com a síndrome do intestino irritável. 

Chá de hortelã também serve para uma alimentação prazerosa

O prazer em sentir o sabor refrescante desta erva está entre os melhores benefícios do chá de hortelã. Até porque não adianta consumir esse chá para usufruir de suas possíveis propriedades se você não o acha gostoso.

E atenção à palavra “possíveis”. A maioria desses estudos trazem indícios, mas necessitam que mais pesquisas sejam realizadas para comprovar a eficácia do chá de hortelã.

Se gosta de chá de hortelã, pode ter o hábito de consumi-lo em algum momento do dia, e inclusive compartilhar com familiares e amigos em um momento de socialização. Mas lembre-se que ele não é milagroso, como nenhum outro chá ou alimento.

Hoje em dia é comum a crença de que um alimento, por si só, é capaz de nos trazer saúde, mas não é assim. Inclusive, cuidado com o excesso de qualquer chá que seja, muitos deles podem ser inseguros e causar efeitos indesejáveis.

Em vez de focar em um alimento ou dieta milagrosa, busque uma alimentação saudável, equilibrada e com alimentos de todos os grupos alimentares. Para isso, você pode cozinhar mais, como mostra no vídeo abaixo:

Como fazer e usufruir dos benefícios do chá de hortelã?

Por falar em cozinhar, que tal fazer um chá de hortelã? É muito simples. Além de existir muitas opções no mercado, de modo que você pode escolher comprar as folhas secas ou os sachês, também é possível preparar o seu chá com as folhas frescas. Você vai precisar de:

  • 1 xícara de chá ou 240 ml de água
  • 7 a 10 folhas de hortelã fresca

O modo de fazer é bem simples. Antes de tudo, higienize a hortelã com hipoclorito de sódio, seguindo as recomendações do fabricante. Depois, ferva a água, desligue o fogo, coloque as folhas frescas e tampe, deixando em infusão de 5 a 8 minutos.

Está pronto! Agora é só aproveitar os benefícios do chá de hortelã e saborear.

E lembre-se! Além de preparar o seu próprio chá, você também pode plantar a hortelã em casa, bem como outras ervas. Não precisa de muito espaço, dá para fazer até mesmo uma horta para apartamento. Essa é uma boa opção para você ter essa erva deliciosa sempre disponível, não apenas para preparar um bom chá, como também para usá-la no preparo de sucos, sobremesas e como tempero de pratos salgados.

Quer saber mais sobre benefícios do chá de hortelã?

Se quer saber mais sobre benefícios do chá de hortelã, convido você a dar uma olhada no meu curso online Efeito Sophie!

Nele, eu não vou falar sobre as últimas dietas da moda, alimentos milagrosos e fórmulas mágicas de emagrecimento – até porque não acredito em nada disso.

Ao invés, eu vou te ajudar a identificar o seu comportamento e relacionamento diante da comida.

A minha missão é te ajudar a fazer as pazes com a comida e corpo, e você possa encarar a alimentação como algo prazeroso, sem estresses e muito menos culpa.

Com algumas dicas práticas, sempre focando na sua saúde e no seu bem-estar, você poderá alcançar o SEU peso saudável, de forma gradual e duradoura. O peso é consequência da sua saúde.

→ Se inscreva e comece hoje mesmo o curso online Efeito Sophie! ← 

Vamos juntos nessa? 

Se ainda não for o melhor momento de fazer o curso, fica à vontade também para ler o livro O Peso das Dietas ou mesmo agendar uma consulta se precisa de um acompanhamento mais personalizado. 

Bon appétit!

Referências

VEJDANI, Reyhaneh et al. The efficacy of an herbal medicine, Carmint, on the relief of abdominal pain and bloating in patients with irritable bowel syndrome: a pilot study. Digestive diseases and sciences, v. 51, n. 8, p. 1501-1507, 2006.

AKDOĞAN, Mehmet et al. Effect of spearmint (Mentha spicata Labiatae) teas on androgen levels in women with hirsutism. Phytotherapy Research, v. 21, n. 5, p. 444-447, 2007.

KANATT, Sweetie R.; CHANDER, Ramesh; SHARMA, Arun. Antioxidant potential of mint (Mentha spicata L.) in radiation-processed lamb meat. Food chemistry, v. 100, n. 2, p. 451-458, 2007.

Se gostou deste artigo sobre benefícios do chá de hortelã, provavelmente vai adorar ler estes posts que separei para você:

  1.   O que são antioxidantes naturais? Como funcionam?
  2.   Algas marinhas para emagrecer? Saboreando sem mitos
  3. Cozinhe mais: 10 receitas fáceis e baratas + 4 dicas para economizar

4 Comentários. Deixe novo

  • Victoria Vieira Sena
    18 de abril de 2023 10:18 am

    O problema dessa matéria é que dá a entender que o Hortelã comum que a gente compra no mercado é o certo sendo que não é, folha de menta que é spearmint, não Hortelã

    Responder
    • Olá Victoria!
      Agradecemos por compartilhar esse comentário conosco.
      Um abraço,
      Nathalia – Equipe Sophie

  • Eu estou tomando chá de hortelã há 2 dias. Eu estava tomando um antioxidante chamado de picnogenol 150 mg, só que eu a minha próstata cresceu, e eu fiz uma biópsia e deu adenocarcinoma grupo 1 na escala de gleason, um câncer de próstata não avançado. Aí fui pesquisar, então eu vi que as celulas vão aumentando e crescendo tumor, aí que está o perigo.

    Responder
    • Olá!
      Agradecemos por compartilhar esse comentário conosco e sentimos muito por isso.
      Esperamos que você esteja sendo muito bem acompanhado em relação a sua saúde.
      Um abraço,
      Nathalia – Equipe Sophie

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Para você
Dra Sophie Deram

Consultas, cursos, palestras … Conheça melhor a Dra Sophie e o que pode fazer para você.

Artigos Relacionados