Nem todo mundo sabe, mas existe uma data especial para celebrar o Dia do Feirante: 25 de agosto. Acho muito interessante falar sobre essa profissão e sobre tudo o que ela representa para a nossa alimentação!
Emagreça de forma sustentável. Conheça o programa que te ensina a fazer as pazes com a comida!
Hoje quero prestar uma homenagem a estes profissionais que acordam de madrugada para montar suas barraquinhas, organizar os alimentos com todo o carinho e ainda manter um sorriso no rosto e o astral lá em cima para nos oferecer a famosa “comida de verdade”.
Me refiro às coisas que a natureza tem para nos oferecer. No Brasil, a oferta de frutas, verduras e legumes é incrível! As feiras são coloridas e vibrantes, e lá você encontra os alimentos da estação. Que tal tirar bom proveito disso e melhorar a qualidade da sua alimentação?
Acredito que a melhor forma de prestar uma homenagem ao Dia do Feirante é incentivar todo mundo a frequentar mais esses espaços! Opção é o que não falta, afinal, sempre tem uma feira pertinho de casa!
Encaro a ida à feira como um passeio, onde aproveito também para ter ideias de pratos que vou fazer em casa. Os próprios feirantes nos dão muitas dicas de combinações que podemos fazer. Adoro conversar com eles!
Isso sem falar que a feira é um lugar que favorece a comunicação entre as pessoas. Outro dia eu estava na barraca do peixe e, de um bate-papo informal com uma senhora, saí com uma dica deliciosa de preparo de vôngole. Ela me contou uma receita de sua avó italiana! Fiz no dia seguinte e ficou uma delícia!
O segredo não é restrição/dieta, mas procurar comer melhor. Conheça o Efeito Sophie!
Todo dia é Dia do Feirante!
Que tal celebrarmos o Dia do Feirante da melhor maneira possível – indo à feira? Felizmente estou notando um resgate da época das nossas avós, que costumavam fazer quase que 100% das refeições baseadas em alimentos in natura.
Sempre falo da importância de se incluir estes itens na alimentação familiar, porque na mesma proporção que entram mais alimentos naturais, o consumo dos ultraprocessados vai diminuindo. Faz um bem danado para a sua saúde comer comida mais caseira!
Se você vai à feira e não sabe muito bem o que comprar (quem não tem hábito de cozinhar geralmente fica perdido), vou te dar uma breve amostra do que você pode encontrar por lá.
Legumes: beterraba, pepino, berinjela, tomate, abobrinha, brócolis, cenoura, couve-flor, alho-poró, chuchu, cebola, rabanete, couve-de-bruxelas, batata, batata-doce, mandioca, mandioquinha, etc. Frutas: laranja, uva, mamão, manga, maçã, amora, pêssego, melão, banana, melancia, damasco, ameixa, caqui, jabuticaba, morango, kiwi, etc. Verduras: alface, rúcula, agrião, espinafre, escarola, repolho, couve, etc.
Viu só? Se falta criatividade, não tenha dúvida: vá à feira e inspire-se!
Leia também:
- Descubra algumas receitas de comidas saudáveis
- Por que escolher comidas leves para jantar?
- O que faço para ter uma boa alimentação?
No Dia do Feirante tem promoção? Tem sim!
Outra coisa interessante que temos que reconhecer não só no Dia do Feirante, mas sempre que vamos à feira, é a habilidade de negociação destes profissionais. Está para nascer alguém com mais jeito para o comércio do que eles!
Isso sem contar o carisma e energia positiva que todo feirante tem! Eles são verdadeiros mestres do bom humor com suas frases que já viraram um patrimônio nacional.
É fato que nem sempre é mais barato ir à feira, mas é ótimo ter a liberdade de pechinchar e conseguir os melhores preços, muitas vezes mais atrativos do que no supermercado, onde não há espaço para a negociação. Se você fizer um planejamento simples do que pretende comer ao longo da semana, com certeza conseguirá ir à feira e comprar somente o que precisa, por um preço justo!
Passeio também para os pequenos!
Quero também dar uma dica especial para as mamães e papais: sempre que possível, incluam seus filhos nesse programa! Incentivar essa boa relação com os alimentos naturais desde cedo é a melhor forma de criar filhos saudáveis e futuros adultos bem resolvidos com sua alimentação. Resgate essa tradição, vale muito a pena!
Dica extra
Para quem é de São Paulo, vou deixar dois endereços para quem está à procura das feiras mais próximas. Um link é da própria prefeitura de São Paulo, que filtra as feiras por dia e também por subprefeituras, e a outra é do site do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), que tem um interessante mapa de feiras orgânicas espalhadas pela cidade. Procure se informar na sua região sobre as feiras mais próximas!
Bon appétit!
Que tal conhecer meu método Efeito Sophie, que ensina a transformar sua relação com a comida e a voltar a escutar os sinais do seu corpo? São seis semanas com vídeos e materiais que vão explicar sobre hábitos alimentares, e como recuperar o prazer de comer. Saiba mais!