Você abre um site qualquer e lá está uma famosa carregando uma garrafinha com líquido verde, saindo da academia, suada e com a expressão sorridente. Logo abaixo, é possível que apareça uma chamada do tipo: “saiba como desintoxicar o organismo com segredo de fulana”.
O marketing por trás da palavra “detox” é um sucesso. Parece até ter superpoderes: onde quer que apareça, seja combinada a uma dieta, a um suco ou a qualquer produto, é imediatamente associada a algo saudável e emagrecedor. Capaz de limpar nosso organismo de qualquer “impureza” e nos salvar dos excessos.
É um negócio lucrativo, sem dúvida. Mas será que vale a pena gastar com este tipo de solução? Ou teria algo mais barato que funcionaria da mesma forma? Good news: tem sim!
Seu corpo já faz uma desintoxicação diária no seu corpo. Sabia? O fígado e os rins são responsáveis por fazer a “limpeza” do que consumimos. Então, teoricamente, apostar em qualquer método que venda a solução sobre como desintoxicar o organismo seria jogar dinheiro fora.
Não quero desanimar ninguém, mas falo com base em dados científicos. Não existe comprovação alguma de que alguma dieta, suco, comprimido ou alimento possa limpar o organismo e nos fazer emagrecer por conta disso.
Você deve estar se perguntando por que, então, alguns alimentos estão associados à desintoxicação. Abacaxi, gengibre, limão, maçã, pepino, couve, entre outros, são presença certeira nas tais fórmulas.
Isso ocorre porque as fibras, compostos bioativos e antioxidantes presentes nestes vegetais podem realmente trazer efeitos positivos para o corpo. Mas isso nada tem a ver com um poder “purificador” ou emagrecedor.
Quem aposta em algum método detox pode emagrecer? Até pode ser que sim, mas isso não tem a ver com toxinas, e sim com passar fome! Porque estas dietas e produtos geralmente estão ligados a uma restrição calórica muito grande. E esse tipo de emagrecimento não é saudável; o mais provável é que os quilos perdidos voltem depois de um tempo e se instaure o efeito sanfona!
Não é nada viável passar a vida toda num ciclo de exageros e tentativas de desintoxicação. Isso compromete a saúde e contribui para uma relação conturbada com a comida.
Como desintoxicar o organismo em 3 passos
- Passo 1: Aprendendo a lidar com o exagero
A melhor forma de fazer detox é confiando no seu corpo e no poder que ele tem de eliminar os excessos. Se você exagerar eventualmente, seu organismo vai saber administrar essa situação, desde que você não exagere sempre!
Se você acha que “sujou” o corpo porque comeu um pouco a mais pode dar início a alguns comportamentos indesejados, como relaxar de vez e descuidar da alimentação; ou, o oposto disso: fazer jejum achando que vai compensar algo.
Mude a forma de pensar. Exagerou? No dia seguinte, faça a alimentação regular, com refeições nutritivas e cuidando bem do seu corpo. Tudo vai voltar ao normal, acredite.
- Passo 2: Comendo mais alimentos in natura
Não sou contra os alimentos ultraprocessados, desde que eles não representem a maior parte da sua alimentação. Se você quer descobrir como desintoxicar o organismo sem comprometer a saúde, dê para os eu corpo comida de verdade: frutas, verduras, grãos…e toda a variedade que você pode encontrar na feira mais próxima da sua casa! Seu corpo sabe lidar muito bem com este tipo de alimento, pode confiar.
- Passo 3: Filtrando informações duvidosas sobre alimentação: detox de informação!
Por fim, seja mais crítico com relação às informações sensacionalistas sobre dietas e alimentos, sucos ou suplementos com superpoderes. Desconfie!
Não gaste dinheiro com “milagres” só porque leu em uma revista que faz bem, ou ouviu uma amiga dizer que funcionou. Cada corpo é único! Se está perdido, busque ajuda de um nutricionista, ele é a pessoa habilitada para indicar os métodos mais eficientes para comer melhor.
Cuide bem de você, buscando saber o que te faz bem, que tipo de alimento gosta de comer, quais horários sente mais fome. Para entender como desintoxicar o organismo de forma natural e saudável, nada melhor do que conhecer bem o próprio corpo!
Bon appétit!
Agora que você entende melhor como desintoxicar o organismo, aproveite para ler também:
9 Comentários. Deixe novo
ola, essa forma eu apliquei e deu muito certo. da uma olhadinha. beijooos
eu tomo remédio pra emagrecer quando tomei os primeiros emagreci quase 20 quilos , só que agora tomo o mesmo e não faz efeito. será que meu organismo acostumou ou tem alguma coisa que posso tomar caseiro pra desentoxicar pra depois voltar tomar novamente desde já agradeço
Olá Claudia, como vai?
Não acredite em “milagres”… a melhor forma para se chegar em um peso saudável é melhorando a relação com a comida, investindo em alimentos frescos e caseiros. 😉
Você conhece o curso Efeito Sophie? Nele você aprende a se alimentar de maneira intuitiva e a melhorar sua relação com a comida. É uma transformação que se baseia no aprendizado e autoconhecimento, com sugestões e dicas para que seja um processo de mudança sustentável.
Para mais informações, acesse: https://sitesquare.com.br/blog/br/efeito-sophie/ ?
Um abraço,
Nathália – Equipe Sophie
ola, seus textos são muitos bons, eu pensava que só os gordinhos rsrsrs, poderiam ter gordura no fígado, obrigada pelos esclarecimentos, que Deus abençõe a todos.
Olá Ana Maria, tudo bem?
Obrigada pelo feedback! Saiba que ficamos muito felizes em saber que você gostou. 😉
Um abraço, querida.
Nathália – Equipe Sophie
otimo,muito bom mesmo.Gostaria de ter sempre informações como essa.
Olá Marluce, tudo bem?
Ficamos felizes que tenha gostado! 😀
Você pode se inscrever na nossa newsletter e receber semanalmente por e-mail um vídeo! Basta acessar a página inicial do site https://sitesquare.com.br/blog/br/ e no final da página inserir seu e-mail 😉
Abraços,
Nathália – Equipe Sophie
Obrigada pelos seus textos.
Muito esclarecedores para mim, que descobri que tenho gordura no figado.
Não sabia o motivo, porque sou magra e como saudavelmente; com exceção dos “doces” que amo e que agora sei que são o meu “veneno”.
Francisca Gianotto