O café faz parte das manhãs da maior parte dos brasileiros: há quem diga que só consegue despertar de verdade somente depois do primeiro gole.
Mas você já ouviu falar do bulletproof coffee?
Essa é uma tendência que vem ganhando força nos últimos anos, e provavelmente você já tenha visto alguma celebridade comentando seus benefícios.
Assim como boa parte dos modismos alimentares, esse também começou nos Estados Unidos. Inventado pelo empreendedor Dave Asprey, que é dono da empresa alimentícia Bulletproof, rapidamente virou uma febre entre as celebridades americanas, que servem como grandes influenciadoras no mundo todo.
A partir de então, como já era de se esperar, o interesse pela tal bebida começou a crescer. No Brasil, é fácil encontrar musas fitness iniciando o dia dessa forma.
Mas o que é bulletproof coffee de fato?
E ao contrário do que se possa imaginar, a fórmula do bulletproof coffee é bem simples. Basicamente, leva café, manteiga sem sal e uma colher de óleo MCT (triglicerídeos de cadeia média). Aqui no Brasil, a mistura que se tornou popular é o café batido com o óleo de coco.
O fato de ser uma fórmula simples facilitou a vida de quem quer fazer dentro da própria casa. Soma-se a isso o fato de a tal bebida ser vendida sob a promessa de inúmeros benefícios para a saúde, como “turbinar” a mente, aumentar a concentração e melhorar o desempenho na hora da atividade física.
Mas sem dúvida o benefício que mais chama a atenção das pessoas seria um possível aumento na sensação de saciedade, o que poderia acelerar a perda de peso. Mas será que é simples assim: tomar o bulletproof coffee e começar a emagrecer? Vejamos!
Bulletproof coffee pode ajudar a emagrecer?
Quem acompanha meu blog e meu canal no Youtube sabe que eu gosto de enfatizar a importância de nos desapegarmos dessa ideia de que existem alimentos milagrosos, que podem nos garantir saúde eterna ou acelerar o processo de emagrecimento. Isso não existe!
O óleo de coco, que é usado por boa parte das pessoas que toma bulletproof coffee pela manhã, é um desses ingredientes que foi colocado num lugar sagrado nos últimos anos, propagado como uma “gordura boa”.
Se você gosta do sabor do óleo de coco e prefere utilizá-lo nas preparações culinárias no lugar e outros tipos de gordura, tudo bem. Mas nunca em excesso, pois ele possui ácidos graxos saturados que são altamente inflamatórios.
E para você que incluiu o bulletproof coffee na rotina para fins de emagrecimento, tenho uma má notícia – não existe comprovação científica que sustente essa informação.
Isso é pseudociência. É mais uma daquelas crenças que vão passando de revista em revista, de site em site, de “fulana” para “ciclana”.
Uma pessoa ouve que a amiga está tomando e está se sentindo bem. “Opa! Vou tomar também! Quem sabe elimino alguns quilinhos!”.
É assim que boa parte das pessoas pensam, afinal, se é “só café com óleo de coco”, ou seja, duas coisas naturais, não pode fazer mal, correto?
Negativo! Tudo em excesso faz mal e consumir muito desse tipo de óleo pode contribuir para o ganho de gordura, aumentar o risco de inflamação e diabetes do tipo 2. Ou seja, pode causar o efeito oposto do desejado, que é emagrecer e conquistar o corpo dos sonhos.
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) chegaram a divulgar uma nota desencorajando o uso do óleo de coco para perda de peso, justamente para alertar as pessoas sobre essa ideia equivocada.
No texto, eles reforçam que não há evidências que indiquem que o óleo de coco leve ao emagrecimento e que adotá-lo com esse fim pode trazer riscos para a saúde, devido ao seu alto teor de gorduras saturadas e pró-inflamatórias.
O ideal seria diversificar as fontes de gordura, porque o corpo precisa de nutrientes variados!
Mas dá para entrar em forma sem bulletproof coffee?
Claro que dá. E é mais fácil e mais barato do que você imagina.
Algumas dicas que costumo dar para meus pacientes e participantes do meu programa online Efeito Sophie. Como fazer para chegar ao peso saudável?
- comendo mais comida de verdade,
- diminuindo o consumo dos ultra processados;
- bebendo mais água no lugar de bebidas doces;
- praticando atividades com regularidade e
- mantendo seu sono em dia.
Não existe atalho para o emagrecimento. Não é tomar bulletproof coffee que vai fazer você emagrecer e nunca mais precisar fazer dieta, e sim, rever seu estilo de vida como um todo. É mais difícil, mais demorado, mas é pra vida toda.
Que tal comer no café da manhã algo que você realmente gosta? Um pão com manteiga, café preto com leite, omelete, tapioca, frutas, cereais…? Pergunte-se a você mesmo o que você tem vontade de comer, e não o que é “modinha” nas redes sociais.
Respeite sua fome. Essa é a melhor forma de se manter saciado e chegar ao seu peso saudável gradativamente, mas com saúde!
Se a luta contra a balança já se mantém a anos, aconselho que você conheça o meu programa online Efeito Sophie, como citei acima. São seis semanas de vídeo aulas, materiais e atividades online para te ajudar a se reconectar com o seu corpo.
Quero te ajudar a voltar a escutar sinais do corpo, como fome e saciedade. E a partir disso, trabalhar dicas práticas para que a alimentação equilibrada entre em sua rotina de forma gradual, sem estresses e dietas restritivas.
Vamos juntos nessa? Comece agora mesmo o programa online Efeito Sophie.
E minha última dica: Cozinhe mais! Veja como esse simples ato pode ser muito positivo para sua saúde:
Bon appétit!
Agora que já descobriu tudo sobre o que é bulletproof coffee, veja também esses artigos que separei especialmente para você:
- Café da manhã ideal: existe uma só opção?
- Dicas de café da manhã saudável: 5 passos para uma manhã mais leve e saborosa
- Plano alimentar para emagrecer: 6 dicas práticas para colocar em prática
E você, qual caminho tem seguido para uma alimentação mais saudável? Compartilhe aqui comigo nos comentários:
2 Comentários. Deixe novo
comer pao de manha eu não concordo, me diz dra, como comer carboidrato refinado pode ser uma melhor opção?
Olá Rodrigo, como vai?
Como a Dra. Sophie diz no texto, não há problema nenhum comer o pão de manhã, se essa for a vontade da pessoa.
Para chegar ao peso saudável é interessante: comer mais comida fresca e caseira, diminuir o consumo dos ultraprocessados, beber mais água no lugar de bebidas doces, entre outros. 😉
Há um artigo aqui no Blog onde ela responde se os carboidratos são mesmo os vilões: https://sitesquare.com.br/blog/br/o-que-comer/o-que-e-low-carb/
Um abraço,
Nathália – Equipe Sophie