A batalha contra a balança nem sempre é uma trajetória fácil. Muita gente se sente esgotada após tentativas fracassadas de dietas e começa a buscar métodos que prometam um emagrecimento mais rápido. O remédio para compulsão por doces, em alguns casos, acaba sendo considerado como uma alternativa.
Como nutricionista, não posso receitar medicação e nem tenho a intenção de entrar no mérito se essa tática funciona ou não.
Mas o que eu posso falar, com propriedade, é sobre os métodos que eu vejo funcionar na minha prática diária.
Depois de tantos anos trabalhando com pacientes frustrados por passar uma vida entrando e saindo de dietas restritivas, com casos de transtornos alimentares e muita insatisfação corporal, o que posso dizer é que, antes de considerar o uso de remédio para compulsão por doces, seria interessante encontrar a origem do problema.
De onde vem essa vontade exagerada de se jogar nos doces?
Essa é a primeira pergunta que é preciso fazer para identificar a causa do problema e chegar às hipóteses mais prováveis.
Mas em primeiro lugar é necessário entender um princípio bem básico: episódios de exagero não podem ser chamados de “compulsão”. A compulsão é uma doença séria e precisa ser acompanhada por uma equipe multidisciplinar.
Comer muito doce no fim de semana, naquela festinha do escritório, na casa da avó, quando todo mundo está reunido em volta de vários tipos de sobremesa – é normal! Somos seres humanos que já nascemos predispostos a gostar do paladar doce.
O açúcar realmente desencadeia uma série de reações químicas no nosso corpo e libera uma grande sensação de prazer e bem-estar, por ser uma rápida fonte de energia e uma boa recompensa para nosso cérebro, assim como a gordura. E os doces unem açúcar e gordura, por isso são deliciosos.
Mas em excesso, eles podem trazer alguns problemas para saúde, como o excesso de peso, maior risco de obesidade e diabetes do tipo 2.
No entanto, antes de começar a tomar remédio para compulsão por doces (que, a propósito, exige orientação médica), que tal avaliar o espaço que o doce tem na sua vida e construir uma boa relação com ele?
Revendo seu comportamento, sua alimentação como um todo e reeducando seu paladar? Preparei algumas dicas nesse sentido.
Checklist: antes do remédio para compulsão por doces
Existem vários fatores que podem ocasionar uma vontade exagerada de doces. Então, vale fazer uma análise antes de sair tomando remédio para compulsão por doces. Porque remédio é coisa séria, seu uso não deveria ser banalizado.
Até porque esse tipo de medicação geralmente pode perder o efeito no longo prazo e trazer efeitos secundários. Se você não tratar a causa que está levando a estes episódios, provavelmente vai voltar a ter o problema.
Então, veja a seguir alguns fatores que devem ser avaliados antes de optar por essa alternativa.
1. Dietas restritivas e a obsessão por comida
Uma das causas mais comuns da compulsão por doce (e por comida, de um modo geral) são as dietas restritivas.
Se você por um acaso está passando por algum tipo de privação alimentar ou costuma fazer jejum de muitas horas, pode ser que o seu organismo esteja gritando por doce por esta razão.
Restrição leva à compulsão!
2. Comer emocional
Outra coisa que vale a pena investigar é se você não anda comendo por motivos emocionais, e, consequentemente, se sentindo mais tentado a comer doce.
Muitas vezes estamos cansados, estressados, desanimados e achamos que comer um pedaço de bolo de chocolate ou tomar um sorvete poderá nos animar, mesmo que por alguns minutos.
Sim, a comida traz prazer! Mas usá-la como válvula de escape não faz bem para a saúde do corpo, nem da mente.
E veja: se você está comendo muito por motivos emocionais, um remédio para compulsão por doces vai trazer um alívio passageiro, mas não vai resolver o problema, concorda?
Quer saber mais sobre isso? Veja esse vídeo que gravei sobre o tema:
3. Hábitos que reforçam o paladar doce
Por fim, vale falar da força do hábito. Se você tem uma alimentação baseada em uma ingestão muito grande de alimentos ultraprocessados, costuma colocar açúcar ou adoçantes em tudo, e não dispensa uma bebida doce (refrigerantes e sucos industrializados), já acostumou demais o cérebro dessa forma.
Então, é natural que ele peça sempre mais, e, com isso, muitas vezes vem o exagero.
A boa notícia é que é possível reprogramar o cérebro, mesmo depois de adulto, e reeducar o seu paladar para “desmamar” do sabor doce sem precisar parar de comer.
Equilibrando a alimentação com uma maior presença de alimentos frescos, com mais comida caseira, e com o hábito de se hidratar com água, no lugar das bebidas doces.
Essa é uma das formas mais eficientes de prevenir os exageros.
4. Pode comer doce. Mas sem exageros!
Em linhas gerais, o que gostaria de deixar claro é que ninguém deveria se sentir culpado por consumir açúcar, porque ele é um alimento como qualquer outro.
Açúcar, em moderação, não é veneno.
Mas os prejuízos à saúde associados ao excesso já estão bem claros, então, antes de procurar um remédio para compulsão por doces, vale tentar achar esse equilíbrio. Se não consegue fazer isso sozinho, procure um profissional, como um nutricionista ou psicólogo especializados.
Em alguns casos, essa obsessão por doce pode ser o indício de uma questão maior. E seria interessante buscar a causa, e não mascará-la usando medicamentos de forma indiscriminada.
Busque entender melhor o problema. E esteja aberto para mudar hábitos e construir um novo estilo de vida onde o doce entre como uma parte prazerosa do seu dia. Sem culpa e sem sofrimento!
Sou nutricionista francesa e brasileira, doutora da USP e há mais de 25 anos estudo nutrição e a neurociência do comportamento alimentar e posso afirmar: dietas restritivas engordam e podem levar a compulsões!
Por isso, criei o programa online Efeito Sophie para te ajudar a ter uma atitude mais tranquila e consciente com a alimentação.
São seis semanas de vídeo aulas, atividades e exercícios online para te ajudar a compreender os sinais do corpo, como fome e saciedade. Quero ajudar você alcançar seu peso saudável sim, mas sem estresses e no seu ritmo, para assim conseguir ter resultados duradouros.
Vamos juntos? Conheça agora o programa online Efeito Sophie!
Bon appétit!
Separei outros conteúdos para você, veja abaixo:
- Não sabe como controlar a vontade de comer doce? Veja dicas!
- E quando bate aquela vontade de comer doce? Pra onde você corre?
- Como não comer doce: será que ele é o vilão da história?
E você? Como tem passado por essas vontades de comer doce? Comente abaixo para conversarmos mais sobre isso:
9 Comentários. Deixe novo
Boa noite!! Sou magra e descobri que estou pré diabética. Sempre adorei doce, comia bastante doces caseiros.
Nunca fui de lambiscar, comer fritura , salgadinhos na rua, mas o doce sempre gostei. Hoje faço uma dieta para pre diabético. Não tive dificuldade de cortar açúcar do café, chá. Não tomo refrigerante. O meu problema é o doce em si. Bolo faço sem açúcar, mas se deixar como inteiro. Quem passou a minha dieta foi uma nutricionista. Me ajuda. Obrigado.
Olá Márcia!
O ideal é que você esteja em acompanhamento com um profissional de saúde e pelo o que você disse você já está fazendo. 😉
Desejamos que você consiga fazer um bom manejo da glicemia.
Um abraço,
Nathalia – Equipe Sophie
Tenho uma falta de controle por comer doces, triste, alegre, normal não importa a vontade é a mesma. O que fazer?
Se eu não como doce, fico nervosa,irritada ,perco o foco.
E já tenho diabetes.
Olá Antônia!
Agradecemos seu comentário aqui no Blog da Sophie.
Nesse caso, procure ajuda de um profissional de saúde especializado. Você não está sozinha! 😉
Um abraço,
Nathalia – Equipe Sophie
Sou uma compulsiva por doces, como uma fuga, ou seja, emocional, isso cansa muito, ja fiz ate terapia por um bom tempo, mas e dificil.
Olá Marli,
Você conhece o “Efeito Sophie no Comer Emocional”? É um curso online que te mostra o que é comer emocional e suas várias formas. Além de explicar de onde vem a fome emocional e dar dicas, ferramentas e práticas para você identificar os seus gatilhos e refletir sobre os seus comportamentos.
Para mais informações, você pode acessar o link: https://sitesquare.com.br/blog/br/efeito-sophie-no-comer-emocional/
Lembrando que o acompanhamento presencial com o profissional de saúde é sempre importante. ?
Abraços,
Nathália – Equipe Sophie
Ola ,
Gostaria de fazer parte de seu programa alimentar.
Tem algum custo?
Como funciona?
Olá Maria Izabel, tudo bem?
O Programa Efeito Sophie é composto por vídeos explicativos, exercícios divertidos e ferramentas para alcançar metas pré-determinadas. O material fornecido durante o programa continuará disponível durante um ano, para que você possa realizar no seu ritmo. Conheça a programação semana a semana através do link: bit.ly/Efeito-Sophie.
O valor é de R$ 498,00 e você pode parcelar em até 6x de R$ 83,00.
Abraços,
Nathália – Equipe Sophie