Introdução alimentar

Remédio para abrir apetite do bebê: Tudo o que você precisa saber

Você prepara aquele prato gostoso, decora com uma carinha sorridente, faz aviãozinho, canta música…mas nada funciona. Não tem jeito, seu filho não quer comer. Na hora do desespero, muitos pais acreditam que a única saída para resolver esse impasse é começar a dar algum tipo de remédio para abrir o apetite do bebê.

Mas será que essa é, mesmo, a única saída?

Em primeiro lugar, se você está preocupado, vá a um médico pediatra antes de apostar em qualquer estratégia ou fazer qualquer mudança drástica na rotina alimentar dele. O seu pediatra vai poder dizer se o crescimento do seu filho está em um ritmo normal, e se existe algum motivo real para preocupações.

Descartado qualquer problema mais sério, é hora de avaliar se essa angústia tem fundamento.

Eu entendo esse medo que toda mãe e pai sente do filho não estar comendo o suficiente.

Mas, na maioria dos casos, trata-se de um excesso de preocupação e precaução.

Quando o bebê estiver com fome, ele provavelmente vai chorar, ou vai apontar para a comida, ou ficar mais irritado, colocar as mãos e pé na boca… enfim, essas são algumas formas que eles usam para pedir comida. Ao mesmo tempo, quando se sentem satisfeitos, eles param de comer.

Simples assim!

Por isso, eu não recomendo o uso de remédio para abrir o apetite do bebê . Isso pode acabar desregulando os instintos de fome e saciedade, que estão afiadíssimos nos primeiros anos de vida.

E por mais que seja difícil confiar na fome do bebê, vale a pena fazer um esforço e não ceder à tentação das substituições, que geralmente incluem alimentos processados e ultraprocessados (mamadeira, farinhas, bolacha, iogurte, salgadinho, etc) no lugar das refeições completas e alimentos in natura.

Também não recomendo forçar o bebê a comer, pois isso pode gerar um estresse ainda maior. A “hora da papa”, que deveria ser um momento feliz, pode acabar virando uma verdadeira guerra.

Existe um estudo bastante interessante que confirma isso que estou dizendo, feito por pesquisadores da University of Illinois. Eles observaram que as mães que controlavam muito a ingestão de alimentos tinham crianças com uma menor capacidade de autorregular a própria fome.

Na conclusão da análise, eles pontuam que o melhor que os pais têm a fazer para um desenvolvimento saudável é oferecer comida de qualidade e uma alimentação equilibrada, porém, deixar que os pequenos assumam o controle do quanto consomem.

Respeite o biotipo do seu pequeno

Assim como é importante saber honrar a fome da criança, é fundamental respeitar seu biotipo. Muito da constituição corporal dela depende da estrutura corporal dos próprios pais. Por isso, cada criança é de um jeito – algumas mais esguias; outras, mais encorpadas.

Essa ideia de que o bebê só está com saúde se estiver gordinho é algo que nasceu há algumas décadas. Até os anos 90, o Brasil ainda tinha um índice de desnutrição infantil muito alto. Hoje, este quadro foi revertido e estamos migrando para o extremo oposto, com números de obesidade infantil crescendo a cada dia mais.


Mas é fato que, naquela época, a única preocupação era fazer com que essas crianças comessem melhor! Houve um tempo que remédio para abrir o apetite do bebê era uma verdadeira febre, e os pais davam sem medo porque fazia parte do senso comum.

O famoso Biotônico Fontoura, que era um estimulante de apetite, fez parte da infância de muita gente, talvez até mesmo de adultos que hoje são pais e que acreditam que esse tipo de estratégia pode surtir algum efeito.

Mas os estudos na área de alimentação infantil evoluíram muito de lá para cá e, hoje, sabemos que ao invés de procurar  remédio para abrir o apetite do bebê, é preciso reavaliar os hábitos de alimentação de toda a família.

Vamos explorar um pouco essa questão?

Remédio para abrir o apetite do bebê x mudança de hábitos

Gostaria de falar um pouco sobre os aspectos que vão além da quantidade que o seu filho está comendo. Precisamos focar mais na qualidade e, ao mesmo tempo, no comportamento da própria criança e dos familiares na alimentação.

Será que existe algum hábito no “piloto-automático” que pode estar influenciando esse desinteresse do seu filho na hora de comer? Proponho que, antes de sair comprando remédio para abrir o apetite do bebê, você avalie 3 questões:

→ Variedade/Qualidade

Na sua casa, a oferta de alimentos in natura é rica?

Nessa fase, especialmente, é interessante que o seu filho tenha acesso à muita variedade de frutas, verduras, legumes, grãos e carnes de todos os tipos, ovos, etc.

Isso porque ele está em plena formação do paladar! Está curioso para conhecer novos sabores. Se ficar na mesmice, comendo todos os dias as mesmas coisas, pode ser que perca o interesse mesmo.

E isso nos leva à uma segunda questão.

→ O poder do exemplo

Como anda a alimentação dos adultos na sua casa?

Não adianta exigir que o filho coma de tudo se os pais não fazem o mesmo. Uma estratégia mais eficaz do que remédio para abrir o apetite do bebê é sentar juntos à mesa, para um momento gostoso e tranquilo.


Ao ver os pais comendo, a chance de ela ficar com vontade de experimentar é muito maior. Os hábitos e preferências da criança vão ser moldados de acordo com o grupo social do qual ela faz parte.

→ O tempo do bebê

Vale lembrar também que a criança precisa de um tempo para entender tanta novidade! Às vezes, os pais já se sentem desanimados na primeira ou segunda recusa. Isso gera uma frustração e até um certo cansaço. Muitos preferem colocar outro alimento no lugar, entendendo que a criança simplesmente não gostou e que é melhor não forçar.

Mas é o contrário!

Diante da recusa, é preciso insistir outras vezes. Ofereça a mesma coisa num outro dia, preparado de outro jeito, em um prato diferente. E evite “mascarar” o alimento, misturando bastante ou escondendo no meio da comida. A interação é importante: tato, olfato, visão…tudo está aguçado para registrar novos aprendizados.

Fique tranquilo: estudos mostram que algumas crianças precisam provar a mesma coisa até oito a quinze vezes para passar a gostar.

Então, tenha paciência. Vai valer a pena!

E aí, já mudou de ideia sobre os remédios para abrir apetite infantil ?

Por fim, entenda que se o seu filho está apresentando um crescimento e um desenvolvimento adequado, sendo acompanhado pelo pediatra, não há necessidade de dar remédio para abrir o apetite.

Procure, no lugar disso, reavaliar os hábitos alimentares de toda a família e aproveitar este momento para construir uma relação tranquila com a comida, isto é, o comer normal, como explicado no vídeo abaixo.

Bon appétit!

Referências

Aprenda mais sobre Introdução alimentar

Aproveitando que estamos falando sobre alimentação do bebê, deixo aqui também a indicação do curso online Introdução Alimentar no Método Sophie, criado por mim,  Sophie Deram, nutricionista e autora aqui do blog, em parceria com a nutricionista materno-infantil Gabriella Villas Bôas.

Sou mãe de quatro filhos e quis criar esse programa com o intuito de ajudar milhares de mães e pais de família que buscam uma alimentação equilibrada e fácil de levar no dia a dia.

São seis módulos online, que você pode assistir quando estiver indo para o trabalho ou na academia, e que vão te ajudar a passar a fase da introdução alimentar sem estresse.

Quer saber mais sobre o programa? Clique aqui e saiba mais sobre o curso online Introdução Alimentar no Método Sophie.

Se você gostou dessa leitura, provavelmente vai gostar destas aqui que separei para você:

32 Comentários. Deixe novo

  • Olá minha bebê tem 3 meses não quer comer o médico receitou copaglobal vitamina comecei hj ansiosa

    Responder
  • Minha bebê tem um ano e há uns 3 meses não come nada , toda vez a pediatra fala q eh uma fase , que vai passar e que eh normal. …desculpa mas não eh normal uma criança não comer … levei na nutri ela fala as coisas como se fosse fácil …. Fiz tudo q ela falou pra fazer e não adiantou nada , no meu desespero pedi um remédio pra abrir apetite mas os médicos se recusam a receitar ,,,, só vão fazer alguma coisa qdo o bebê estiver doente e desnutrido ?

    Responder
    • pois eu dou sim pra minha menina 2,5 ml a noite antes da janta, só dou 3 dias seguidos, e pronto ja abre o apetite dela, fazia da mesma forma com meu menino, e sempre deu crt, ela tem 2 anos, só agente q é mãe sabe como é preocupante quando a criança não está se alimentando direito, não estou induzindo, só contando o meu relato, boa sorte

  • Meu filho era muito comilão. Mais de uns dias pra cá nao teve mais muito apetite pra comer .ele é muito de ficar sempre dano aquela biliscadinha nos alimentos .mais nunca come uma refeição todo

    Responder
  • Alexandra de Jesus
    28 de agosto de 2022 1:51 pm

    Boa tarde gostaria de pedir ajuda a minha menina tem 2anos e 6 meses e ela e tem sido terrível desde k come os alimentos desde bebê pra mim tem sido terrível ela para além de não comer sólidos tem sido terrível no purê si eu não brincar o distrair ela não come as papas igual o k ela adora e muito bem e o leite k eu nem tento não dar si não só a noite para ela ganhar mas vontade de comer lá lá eu sempre consigo k ela. coma pelo menos o purê mas juro eu vou dar. Doida ela os sólidos e só talvez a dois vezes por mês k come até Faso uma festa cuando a vejo comer 😔😔😔 desculpe o meu desabafo 😭

    Responder
    • Olá Alexandra!
      Agradecemos por compartilhar esse comentário conosco e compreendemos sua preocupação com sua bebê.
      Saiba que você não está sozinha, busque ajuda de um profissional de saúde especializado para lhe auxiliar. Numa consulta ele poderá acompanhar sua pequena, saber se anda tudo certo com a saúde dela.
      Neste vídeo a Sophie fala um pouco mais sobre este assunto: https://www.youtube.com/watch?v=rDdt92j0ZD4
      Um abraço,
      Nathalia – Equipe Sophie

  • Meu bebê tem 1 ano e 20 dias. De uns dias pra cá, ele não quer comer nada , só quer peito. Não sei o que fazer . Ele comia muito bem e agora rejeita tudo.

    Responder
    • Olá meu nome é jaciara tenho um bebe de 6 meses e ele não quer comer a comida salgada ele só quer coisas doces tipo abacate batata doce frutas ele gosta mais os legumes ele não quer ele chora muito vira a cabeça pro lado na hora de comer não sei mais o q fazer alguém mim dar uma dica

    • Nathália Uliana
      6 de maio de 2022 12:18 pm

      Olá Alda!
      A Dra. Sophie gravou um vídeo em seu canal TV Sophie sobre esse assunto. Te convido a acessá-lo, pode ser que ele te ajude: https://www.youtube.com/watch?v=KKDNRNh-Ra4
      Lembrando que uma consulta com um profissional de saúde é sempre muito importante para que ele possa avaliar seu caso de forma individualizada, tudo bem?
      Um abraço,
      Nathalia – Equipe Sophie

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Para você
Dra Sophie Deram

Consultas, cursos, palestras … Conheça melhor a Dra Sophie e o que pode fazer para você.

Artigos Relacionados