No atendimento online para nutricionista, o paciente é atendido de forma virtual, geralmente por meio de chamadas de vídeo, usando o celular ou o computador.
Hoje em dia, os recursos tecnológicos estão muito presentes no dia a dia do nutricionista, como também de outros profissionais de saúde.
São usados prontuários eletrônicos, conta-se com aplicativos que facilitam os atendimentos, e a marcação de consultas é realizada por telefone, WhatsApp ou outros meios de comunicação online.
Além disso, também existe atendimento online para nutricionista. Ou seja, as consultas não são realizadas de forma presencial, mas por meio de vídeo.
Esse tipo de consulta é possível do ponto de vista técnico, apresenta diversas vantagens, e tem sido cada vez mais aceitável. Porém, também suscita preocupações, uma vez que a distância física impossibilita algumas atividades, como uma boa avaliação dos sinais físicos de um paciente.
Diante disso, o Código de Ética e Conduta do Nutricionista, publicado em 2018, definiu que “orientação nutricional e acompanhamento podem ser realizados de forma não presencial.” No entanto, a primeira consulta, com avaliação e diagnóstico nutricional, deve ser realizada presencialmente.
Isso se modificou um pouco com a pandemia da COVID-19. A Resolução do Conselho Federal de Nutricionistas nº 684, de 11 de fevereiro de 2021 autoriza o atendimento online para nutricionista até o fim da pandemia da COVID-19, que será determinado pela OMS.
Assim, é possível realizar consultas nutricionais aos pacientes e contribuir com a saúde deles de forma segura e adequada, com humanização no atendimento em saúde mesmo a distância.
Se está interessado em saber mais sobre esse assunto, vem comigo! Vou mostrar para você como funciona e quais as vantagens da modalidade de atendimento online para nutricionista.
Como funciona o atendimento online para nutricionista?
O nutricionista no atendimento online deve estar atento para fornecer um serviço tão bom quanto aquele realizado de forma presencial. Ou seja, as consultas online devem acontecer praticamente da mesma forma que uma convencional, levando em consideração apenas algumas particularidades.
Além disso, é obrigatório cadastrar-se no e-nutricionista, um sistema on-line de Cadastro Nacional de Nutricionistas para Teleconsulta, que permite ao CFN fiscalizar os profissionais (em geral, por meio de conversas online) e ao paciente verificar se o nutricionista está devidamente cadastrado e atuando de acordo com as resoluções.
Antes da consulta em si, a própria marcação da consulta já deve ser considerada como uma importante etapa do atendimento, pois faz parte da jornada do paciente e deve acontecer de forma satisfatória.
No dia e horário do atendimento online, o nutricionista pode utilizar plataformas que permitem a comunicação por vídeo (Zoom, Google Meet, Jitsi, FaceTime, Skype, WhatsApp), como também fazer uso de chamadas telefônicas e mensagens de WhatsApp ou Telegram para manter o contato com o paciente.
Sempre considere a melhor opção para você e os recursos e habilidades da pessoa que está recebendo atendimento.
A partir disso, é possível realizar um atendimento online para nutricionista com o objetivo de avaliar o paciente.
Uma limitação quanto a isso diz respeito à realização da avaliação antropométrica. Ainda que minhas consultas não tenham como foco a perda de peso, em alguns casos ele é importante de ser avaliado. Muitos dos pacientes têm o hábito de se pesar frequentemente e podem passar esse dado para o profissional. No entanto, quanto às demais medidas, em hipótese alguma devem ser feitas pelo próprio paciente.
Com essa conversa inicial, é possível realizar um aconselhamento nutricional e pactuar em conjunto um plano de ação com metas para mudanças da alimentação e do estilo de vida.
E nas consultas subsequentes essas metas podem ser reavaliadas e discutidas com o paciente, como acontece em uma consulta presencial.
4 vantagens do atendimento online para nutricionista
Realizar atendimento online pode ser muito vantajoso para o nutricionista e seus pacientes, ser mais acessível e contribuir para fornecer assistência às pessoas. Abaixo apresento 4 vantagens desse tipo de atendimento.
1. Acessibilidade
As consultas online permitem facilidade de acesso para aqueles que têm dificuldades em deslocar-se para um consultório, seja por condição de saúde, distância, horário de trabalho ou falta de tempo.
Também é possível ao paciente consultar-se com nutricionistas de diversos lugares do Brasil que apresentem alguma especialidade que não existe em sua cidade.
Do mesmo modo, se o paciente ou o profissional mudaram de cidade ou mesmo de país, o tratamento não precisa ser abandonado na metade.
Apesar da possibilidade de atender e ser atendido de qualquer lugar, é importante que paciente e nutricionista estejam em um local adequado, agradável, com privacidade e boa conexão com a internet.
2. Tempo
A partir de um atendimento online para nutricionista, o paciente e profissional podem poupar o tempo que teriam com o deslocamento e imprevistos no trânsito. E assim que o atendimento é finalizado, é possível voltar às atividades diárias.
3. Conforto
Pela possibilidade de ser atendido da sua própria casa, o paciente pode se sentir mais à vontade e relaxado do que em um consultório. Também pode ser mais agradável esperar o atendimento no conforto do seu lar em vez da sala de espera de uma clínica. Isso pode influenciar positivamente na adesão ao tratamento.
4. Atendimento eficaz
Apesar do medo em relação aos riscos de um atendimento online para nutricionista e dos desafios técnicos e logísticos que essa modalidade traz, a consulta online tem se mostrado tão eficaz quanto o atendimento presencial, pois em qualquer um dos casos deve existir acolhimento, apoio, responsabilidade e ética por parte do profissional.
Mais importante que a modalidade como esse atendimento será feito, se online ou presencialmente, é prezar por sua qualidade, com foco em uma nutrição humanizada.
Deixo aqui um vídeo do meu canal, para ajudá-lo a entender melhor essa abordagem nutricional diferenciada:
Quer saber mais sobre atendimento online para nutricionista?
Se quer saber mais sobre atendimento online para nutricionista, tenho uma ótima notícia para você. Após muitos pedidos de profissionais de saúde que entraram em contato comigo, criei o curso Método Sophie.
Ao publicar “O Peso das Dietas”, notei uma necessidade de colegas da área de se atualizarem na ciência da Nutrição em relação ao peso, obesidade e transtornos alimentares, além da área comportamental – algo que ainda não é estudado nas faculdades.
O meu objetivo é apresentar uma Nutrição com Ciência e Consciência e fornecer ferramentas para um atendimento mais personalizado e humanizado, com foco na mudança do comportamento e na construção de uma relação mais saudável com a comida.
A propósito, tive a honra de formar centenas de profissionais de saúde em mais de 20 estados pelo Brasil, entre nutricionistas, médicos e psicólogos.
Veja o que eles acham da minha metodologia:
Se você se identifica com essa linha de trabalho, não deixe de conferir mais informações sobre o curso abaixo:
→ Saiba mais informações sobre o curso!←
E se ainda não for o momento de fazer o curso, fica à vontade também para assistir uma das minhas próximas palestras ou mesmo agendar uma consulta no meu escritório.
Referência
Conselho Federal de Nutricionistas. Código de Ética do Nutricionista, 2018.
Se gostou deste artigo sobre atendimento online para nutricionista, provavelmente vai adorar ler estes posts que separei para você:
6 Comentários. Deixe novo
Consulta on line passa cardápio alimentar???
Olá Marilene!
Agradecemos seu comentário e interesse pelo nosso trabalho. A dra. Sophie não trabalha com prescrição de dietas.
Um abraço,
Nathalia – Equipe Sophie
olá, gostaria de saber valores da consulta com nutricionista
Olá Thaina!
Peço, por favor, que entre em contato através do email contato@sitesquare.com.br
Um abraço,
Nathalia – Equipe Sophie
Muito boa sua matéria, gostei muito, ainda não comecei a fazer atendimento, mas pretendo e espero que seja um preço acessível e que eu possa fazer esse investimento, antes mesmo de começar a fazer atendimentos em um consultório , por enquanto irei fazer um atendimento para uma sobrinha que mora em outra cidade.
Muito obrigada!
Olá Enelci!
Agradecemos seu comentário aqui no Blog da Sophie. Que bom que o artigo lhe auxiliou, ficamos felizes com o feedback.
Um abraço e sucesso.
Nathalia – Equipe Sophie