O campo da Nutrição está, visivelmente, crescendo a cada dia. Segundo o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), hoje somos mais de 130 mil profissionais atuantes na área. Imagino que, se você procura saber tudo sobre a faculdade de nutrição, certamente está interessado na carreira, nas áreas de atuação e em todas as oportunidades profissionais que pode ter dentro dessa maravilhosa profissão.
Eu, particularmente, sou apaixonada pelo que faço. Vejo um grande propósito por trás da orientação nutricional porque a saúde começa com a alimentação!
O ser humano se nutre de alimentos e sentimentos e enxergo meus pacientes de uma forma mais holística considerando tão importante o comportamento quanto o nutriente.
Procuro disseminar uma mensagem mais positiva com relação à alimentação, que passa bem longe das dietas restritivas e malucas, contagem de calorias por dia, mitos e modismos que estão tão em alta.
Por isso mesmo, acho que é muito difícil tentar reunir, em um só texto, tudo sobre a faculdade de nutrição. Hoje sabemos que a interação dos nosso corpo com os alimentos é algo muito complexo, e vai muito além das disciplinas que vemos nos cursos.
Mas tentei sintetizar alguns dos principais aspectos que devem ser ponderados antes de escolher essa profissão. Espero que eu consiga clarear suas principais dúvidas.
Vamos nessa?
Tudo sobre a faculdade de nutrição: uma visão da área
Em 2017, a Nutrição no Brasil comemorou uma data importante – os 50 anos de regulamentação da profissão. Esse fato aconteceu em 1967, e, de lá para cá, muitas coisas mudaram, se transformaram e evoluíram.
Atualmente, temos 10 conselhos regionais espalhados pelo País. Eles servem para regulamentar, fiscalizar e orientar o exercício profissional.
Antes mesmo de querer saber tudo sobre a faculdade de nutrição no que diz respeito à parte prática da coisa, é importante lembrar que o nutricionista lida com a saúde humana, tanto física quanto mental, então, não se pode banalizar os conhecimentos da área.
Hoje vemos muita oferta de cursos e muita gente que nem tem formação atuando na área, mas é importante ressaltar que, para exercer, é preciso ter diploma em Nutrição expedido por instituições registradas pelo Ministério da Educação (MEC) e, além disso, ter inscrição no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) da sua respectiva jurisdição.
Tudo sobre a faculdade de nutrição: o que faz um nutricionista?
Bom, antes de optar por esse curso, é interessante saber o que faz um nutricionista no seu dia-a-dia. Tendo uma clareza maior sobre as atribuições, fica mais fácil decidir se essa é a área que tem mais a ver com você.
O foco principal do nutricionista é a promoção da saúde dos indivíduos e da coletividade. Ele irá se dedicar a todas as áreas de conhecimento que envolvam segurança alimentar, atenção dietética, manutenção e recuperação da saúde e prevenção de doenças.
Por isso, os conteúdos curriculares dos cursos devem contemplar as áreas de ciências biológicas e da saúde; ciências sociais, humanas e econômicas; ciências da alimentação e nutrição e ciências dos alimentos.
Tudo sobre a faculdade de nutrição: campo de atuação
Se você quer saber tudo sobre a faculdade de nutrição, muito provavelmente quer saber quais são as principais áreas em que pode trabalhar, certo? Então, de forma resumida, o nutricionista pode atuar em:
- Alimentação coletiva: qualquer empresa que forneça alimentação coletiva, como escolas, restaurantes comerciais, hotéis, indústrias.
- Nutrição clínica: vai atuar tanto em consultórios particulares quanto em hospitais, spas, centros de terapia nutricional, etc.
- Saúde coletiva: essa área é voltada à vigilância sanitária, políticas e programas institucionais e de atenção básica.
- Docência: todos os profissionais que se dedicam à área acadêmica.
- Indústria de alimentos: empresas e projetos que envolvam a produção de produtos destinados à alimentação e nutrição.
- Nutrição em esportes: o profissional que atua em academias, clubes e outros.
- Marketing: essa área é voltada às ações de marketing ou de publicidade que tenham a ver com alimentação e nutrição.
Como eu disse no começo desse artigo, é muito difícil reunir em um só texto tudo sobre a faculdade de nutrição, porque a cada dia surgem novas demandas e novas áreas que exigem a presença do nutricionista.
Me refiro aqui às áreas de atuação reconhecidas pelo CFN (Conselho Federal de Nutrição), mas, em outros artigos aqui do meu blog, também falo de outras especializações que vieram ganhando força nos últimos anos.
Tudo sobre a faculdade de nutrição: habilidades necessárias
Acho importante também ressaltar quais são as competências necessárias para que um nutricionista se destaque na profissão e consiga desempenhar um bom trabalho, independente da área que escolher atuar.
Para isso, conversei com uma das alunas do meu curso Nutricoach Método Sophie, Érika Aparecida de Azevedo Pereira.
A propósito, assim como ela, centenas de profissionais de saúde em mais de 20 estados pelo Brasil – nutricionistas, médicos, psicólogos e professores de educação física – já receberam formação no meu método.
Veja o que eles acham da minha metodologia:
→ Saiba mais informações sobre o Método Sophie ←
Voltando à Erika: Ela é graduada pela Universidade Federal de Ouro Preto, mestre em Biotecnologia, com pós-graduação em Nutrição Clínica, Saúde Pública, Nutrição e Doenças Renais e Fitoterapia.
Além disso, é coordenadora e professora do curso de bacharelado em Nutrição do Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS/MG), então tem uma visão bastante conectada com a realidade da profissão.
Veja o depoimento dela:
“O futuro profissional deve possuir uma boa capacidade de se comunicar e de saber ouvir. Tem que ser especialista em saber motivar, ser criativo, proativo, ter empatia e compaixão. O espírito empreendedor também é uma característica importante, até mesmo porque a profissão possibilita a criação o seu próprio negócio. A dedicação deve ser presente desde o primeiro período, a procura e o interesse pela leitura de artigos científicos, a participação em congressos, palestras e workshops, a participação em grupos de pesquisa, em iniciação científica, em atividades e projetos de extensão, será algo que irá aproximar o aluno de sua futura profissão e sempre será um diferencial que vai determinar a capacidade de enfrentar o mercado de trabalho.”
E aí, está preparado para encarar esse belo desafio que é ser nutricionista?
Pense, reflita e avalie.
Mais do que saber tudo sobre a faculdade de nutrição e seu campo de trabalho, você precisa sentir, dentro de você, se essa profissão está alinhada com o seu propósito de vida.
Termino esse artigo com recursos importantes para você que está nessa busca:
- Se você quiser mais sobre as disciplinas do curso de nutrição, consulte as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo MEC:
- Se você quer saber mais sobre piso salarial do nutricionista, consulte o site da Federação Nacional dos Nutricionistas (FNN)
- Se você quer se aprofundar mais sua pesquisa, o CFN reúne nessa página referências interessantes sobre a área de Nutrição:
- E se você já é estudante ou profissional da área, conheça o meu curso de Nutricoach Método Sophie, que é onde falo mais sobre a prática da nutrição com ciência e consciência! O curso é um aprimoramento sobre o que ainda não é ensinado nas faculdades a respeito de comportamento alimentar.
Bon appétit!
Referências
Se você gostou dessa leitura, provavelmente vai gostar destas aqui que separei para você:
2 Comentários. Deixe novo
Olá Sophie, achei seu post muito esclarecedor, porém tenho uma dúvida quanto ao campo da pesquisa na área da nutrição. O ramo de nutrição abre espaço para uma carreira no meio da pesquisa?
Olá Bruna, tudo bem?
Sim, além das áreas de atuação citadas no artigo, o nutricionista pode se inserir no campo da pesquisa científica e seguir carreira.
Na própria graduação você pode se aproximar dessa atividade por meio da iniciação científica. Ela vai te preparar para ser um futuro pesquisador.
Abraços,
Nathália – Equipe Sophie