Quando fazemos as refeições prestando atenção ao momento presente é comprovado que comemos melhor: fazemos melhores escolhas, temos uma relação melhor com a comida, ou seja ficamos em paz e acabamos comendo menos.
Além disso, comer de forma consciente pode ajudar a aliviar o estresse, reduzir a pressão alta e também os problemas gastrointestinais. É também uma ótima forma de se reconectar com o corpo e com a fome.
Por isso, coma de maneira consciente. Mas como? Nesse post você fica sabendo com 5 passos simples.
Vem comigo!
Respeite seu corpo e sua fome
Pessoas que fizeram dietas restritivas por muito tempo, seguindo regras alimentares externas, podem ter dificuldades para perceberem seus sinais internos de fome e saciedade. Não sabem muito bem a hora de comer e de parar de comer, nem conseguem identificar quando, na verdade, estão cansadas ou comendo levadas pelas emoções.
Mas sempre é possível voltar a conversar com o corpo. Para ajudar nisso, tenha horários regulares para se alimentar e faça pelo menos três refeições principais (café da manhã, almoço, jantar) e um lanche da tarde. Também não espere ficar com muita fome para se alimentar. Quando perceber que o corpo está precisando de combustível, respeite-o e alimente-se!
Respeite suas vontades
Muitas vezes não respeitamos nossas vontades e acabamos frustrados. Claro, é muito importante comer melhor e buscar fazer refeições com mais comida fresca e caseira.
Mas qual o problema de comer um chocolate depois do almoço se está com vontade? Nenhum. É totalmente normal.
Muitas pessoas se sentem proibidas de comer esse alimento e não satisfazem suas vontades. A tendência é não parar de pensar em chocolate, acabar “caindo em tentação” e exagerando. Em vez disso, respeite sua vontade, vai ver que assim será mais fácil comer o chocolate sem exageros.
Respire fundo
Perceba se está com atenção plena ou pensando em outras coisas. Você pode respirar profundamente para se acalmar e se colocar no momento presente. Evite distrações, como televisão e celulares à mesa. Em vez disso, aproveite a refeição e também as boas companhias.
Curta o momento das refeições
Perceba se está comendo devagar e saboreando a comida. Preste atenção ao cheiro, ao sabor, à cor, à textura e até no barulho da comida sendo mastigada. Também é importante fazer pausas durante as refeições, para evitar o automatismo. Curta esse momento e concentre-se no ato de comer!
Coma sem culpa
Na hora das refeições, deixe a culpa de lado. Lembre-se que você pode comer de tudo, pois não existem alimentos proibidos. Deixe o policial alimentar de lado e coma de maneira consciente e com prazer.
Para saber mais, veja esta entrevista com a médica Paula Teixeira sobre praticar o comer consciente:
Algumas leituras que amei sobre comer consciente:
Mindful Eating (Comer Consciente)
Comer consciente – 7 passos para colocar em prática!
Mindful eating – O comer consciente <3
Bon appétit!
Sophie
Projeto Sophie: 30 dicas para melhor aproveitar o verão. Clique aqui para saber mais e achar as outras dicas.