Como produzir um conteúdo otimizado para SEO
O objetivo de muitas empresas que criam o seu site na internet é sempre aparecer na primeira página de buscas do Google, não é mesmo? Pode até parecer uma coisa simples, mas saibam que tal tarefa não é nada fácil.
É necessário utilizar o SEO (Search Engine Optimization), que nada mais é que um conjunto de técnicas e estratégias para tornar os sites mais relevantes nos mecanismos de busca.
Mas engana-se quem pensa que o resultado é imediato! É preciso tempo e técnicas de otimização em seu site para alcançar esse objetivo.
Veja a seguir como produzir um conteúdo otimizado para seu site seguindo esse passo a passo.
1º – Conheça seu negócio
Quando começamos um projeto, precisamos estar bem informados sobre o serviço que iremos oferecer ou produto que vamos vender. É necessário ter conhecimento do seu público, o tipo de pessoas que buscam pelo seu serviço ou produto, e também quem são seus concorrentes.
2º – Pesquisa de palavras-chave
Antes de mais nada, precisamos entender como o público busca nossos serviços. O Google oferece uma ferramenta para que você possa entender como os usuários buscam por determinado assunto ou serviço. A ferramenta se chama planejador de palavras-chave.
Para ter acesso a esta ferramenta você deve ter uma conta criada no Google Ads. Para começar é bem simples: basta clicar na caixa destacada acima e digitar a palavra que você acha que tenha alguma relevância sobre determinado assunto. Por exemplo:
No primeiro campo, colocamos 3 palavras-chaves, você pode inserir quantas quiser, basta digitar e depois apertar “Enter”. Após isso, basta apertar “Ver resultados”.
Bom, nesta tela exibe os resultados da sua pesquisa. Na sessão superior onde diz “Palavras-chave que você forneceu”, mostra os dados de buscas delas. Mostra a média de pesquisa que as pessoas buscam por elas, a concorrência delas nas buscas e o valor dos cliques em anúncios.
Na parte inferior “Idéias de palavra-chave”, o próprio Google exibe algumas variações das palavras para te ajudar a ter novas ideias, mostrando também a concorrência, média de pesquisas e tudo mais.
3º – Palavras-chave/ Estrutura do Site
Feita a pesquisa de palavras-chave, agora é hora de implementa-las nas páginas do seu site. Aqui vai algumas dicas:
- Cada serviço ou produto deve ter a sua página individual para melhor indexação
- É primordial que a palavra-chave foco esteja no título e subtítulos da página em questão.
- Imagens devem conter se possível a palavra-chave no seu nome
- A sua página deve ter pelo menos 300 palavras (Não caracteres), PALAVRAS!!
4º – Manutenção
SEO nunca é feito uma vez! É preciso sempre estar atento a mudanças no mercado. Hoje uma palavra-chave que você usa por não ser mais interessante daqui 6 meses ou 1 ano. Por isso sempre fique atento, acompanhe se a sua otimização está dando resultados e sempre se mantenha atualizado.